quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Seguem os dez poemas classificados para votação do Desafio Literário Olaria das Letras. Dia 19 de fevereiro a 22 de fevereiro. 

1


OUSADIA

Elias Antunes

Ouso dizer que o dia acabou
como uma lâmpada
e a noite vem
com seus passos
               de louca.

Ouso dizer que um bem-te-vi
cantou na memória.

Ouso dizer que há um resto
de incêndio nas mãos; poemas
escritos com tinta
                 corrosiva,
seguindo em anexo
o olhar perplexo.

Ouso dizer que alguém está
fora do tempo olhando para ontem
as botas perdidas.

2

Rômulo Reis.




O triste canto do bem-ti-vi sem asa

Acordei ouvindo um ruído
Não! Um canto: - “Bem-ti-vi”
O peito rasgado partido
Arrasado sabendo que te perdi

A nossa última noite calorosa
Lembrança que não esqueci
Da morena amazônica carinhosa
Solitário sem ela agora percebi

Na sinfonia dos passarinhos
Degustando o fruto do açaí
Saudade dos seus carinhos
Sozinho calado estou aqui

“Ensaiei uma canção” e daí
“De um poeta apaixonado”
Fora do ninho descobri
Na solidão estou engaiolado

Distante de ti
Sou esse “Bem-te-vi”
Quebrado machucado
Sem asa
Sou um trabalhador
Sem emprego
Sou um céu escuro
E
Negro
Sem a presença da Lua
Um incêndio sem brasa
Por que eu procuraria na rua
Se a mulher que eu tanto amava
Justamente estava
Pertinho de mim
Como um anjo querubim
Dentro da nossa casa...





3

Flor azul – Wlange Keindé

Bem te vi, meu amor,
De longe;
Flor azul que não me corresponde.
Coleirinhos, cambacicas
A tua volta, querem-querem
Como eu, teu escasso
Amor de flor.

Mas eu,
Entre calor e cor,
Entre saíra e sanhaço,
Tiê e tinguaçu,
Sou amarguradamente
Urubu.

Bem te vejo, de longe,
Flor brilhante, todo dia
Bem perto da andorinha
E do canário,
Flor azul.

E eu, teu colibri imaginário,
Carniceiro visionário,
Com meus olhos te namoro,
Enfrentando a solidão.
E a carcaça que devoro,
Flor azul,
É o meu coração.

4

Quem te viu, quem te vê
Maurício Lima

Olha o bem-te-vi
supestar
cantando na bem-tevê



5
                                                     Bianca Ferraz Bitencourt


Bem-te-vi,
já te quis.
Mal-te-vi,
já não era eu.



6
Segredinho
Petronilha Alice Meirelles

Escrevi sobre meu amor
Em um caderno dourado
Com carinho enterrei
Perto de uma flor encantada.
.
Sai certa de que ali
Bem guardadinho estava
Ninguém, ninguém no mundo.
Poderia descobrir onde meu segredo estava.

De repente um bem-te-vi
Do alto de uma palmeira
Tudo, tudo bisbilhotava
E logo o meu segredo a todos ele contava.

7
DESASSOSSEGO
MARIA DA GLÓRIA JESUS DE OLIVEIRA



Vim para a praia descansar
E um pouco me esconder
Mas o pássaro invocado
Fica sempre a dizer:
Bem-te-vi, bem-te- vi.
Preciso sair daqui,
Se quiser me acomodar,
Pois o pássaro insistente
Não para de implicar.




  8
Canção passeriforme
André Foltran

Meu bem-te-vi
            e como vi
              teus olhos lá
       tua língua aqui
Meu bem-te-vi
            e como vi
             tua língua lá
       tua boca aqui
Meu bem-te-vi
            e como vi
               tua boca lá
       teu dente aqui
Meu bem-te-vi
            e como vi
              e com te ver
               também me vi
           tão bem me vi
      e como vi
           meus olhos lá
       você aqui
    sempre aqui
        pra sempre aqui
            mas eu não vi
Meu bem, não vi

9

HAICAI
Edweine Loureiro

Ouço um bem-te-vi,
cujo canto espanta o frio
dos ventos do Norte.



10
Bem-Te-Vi  (de Aruângua)

Bem-Te-Vi. Ainda menino.
Empoeirado e descalço
esgueirando-se por entre luz
e sombras dos quintais contíguos.
Transpirando sonhos em gotas de alegria
sementes de inventar entregues à terra amiga.
A ficção embarcada será o fruto colhido
o futuro semeado na infância estrumada
de experimentações e pequenos cadáveres
cobaias usadas para dar vida às audácias
imaginações vislumbradas
pelos teus olhos, menino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário